Despertar da Alma

Kundalini Yoga

O despertar da nossa alma

Toda a humanidade vive momentos de mudanças radicais e crises profundas. Apesar de termos sempre experimentado mudanças e dificuldades, raramente as sentimos com esta intensidade e velocidade e nunca com esta extensão e vastidão. Não são mudanças ordenadas e sequenciais. Estão ocorrendo em todos os níveis da vida e ao mesmo tempo. Não são previsíveis e afetam diretamente a cada um e a todos nós, gerando incerteza, insegurança e medo.

Os paradoxos parecem mais evidentes e revelados. Conexão e isolamento, proteção e insegurança, informação e confusão, comunicação e solidão, excesso e carência, busca e descrença…

Alcança todos os níveis da sociedade e nos exige um sentido de urgência na preparação de uma nova sociedade, com uma nova consciência e uma profunda transformação da natureza da nossa percepção do mundo, das nossas relações e cada um consigo mesmo.

Sob este panorama tão dramático, o ser humano conserva seu anseio natural de conhecer e experimentar algo que dê um significado a a sua vida. Desejamos re-significar nosso entendimento do que seja união e relacionamento. Mantemos a busca legítima para compreender e acolher nossas limitações identificando nosso potencial ilimitado. Assumir nossas polaridades e encontrar a mediação, transcender nosso ser individual e mergulhar no Ser Infinito.

Este é exatamente o sentido da palavra yoga. Originada da raiz jugit do antigo idioma sânscrito, significa juntar, unir. Yoga é a unificação da consciência individual com a Consciência Infinita e Divina. Praticar Yoga é abrir-se para o auto-conhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo.

Energia Kundalini é a energia do Cosmos, de nossa Alma, a energia vital criativa adormecida dentro de nós e, quando desperta, expande nossa consciência e revela nossa potencialidade máxima. É ilustrada conceitualmente como uma serpente adormecida e enrolada na base da espinha dorsal.

O Kundalini Yoga é um sistema de yoga praticado desde a antiguidade somente por brâmanes. Foi trazido para o Ocidente na década de 60 pelo Mestre indiano Yogi Bhajan que desafiou a tradição de muitos séculos que proibia que fosse ensinada e praticada por pessoas comuns. Yogi Bhajan percebeu que era o momento de trazer o Kundalini Yoga, o Yoga da Consciência para o mundo, que era a única coisa desesperadamente necessária neste alvorecer da Era de Aquário.

O próprio Mestre Yogi Bhajan assim define o Kundalini Yoga: “É uma ciência que age diretamente na energia total e esse fluxo tem um jeito simples: ou você o domina ou ele te domina. Você aprende a direcionar sua energia, experimentá-la e penetrar em qualquer situação que se apresente para atingir o equilíbrio. Sua prática é uma experiência efetiva que dirige sua energia diretamente para o seu coração e amplia sua consciência para que possa compreender sua existência no relacionamento com o Universo e do conhecimento da Verdade. Assim, poderá irradiar criatividade e o Infinito em todos os aspectos de sua vida.”

A prática do Kundalini Yoga possibilita o despertar e a circulação dessa energia, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo e promovendo um estado de consciência elevada no seu praticante.

No Kundalini Yoga trabalhamos com séries de exercícios (kriyas) com objetivos ou benefícios determinados, com posturas corporais estáticas (asanas) ou dinâmicas (movimentos), posturas de mãos (mudras), práticas respiratórias (pranayamas), entoação de mantras e técnicas de meditação.

A prática regular do Kundalini Yoga fortalece os sistemas nervoso e imunológico, a vitalidade das glândulas, ativa a circulação sanguínea. Equilibra a mente, desenvolve a inteligência, a resistência e a integridade, possibilitando a transcendência dos nossos padrões subconscientes. Aumenta o relacionamento com nosso potencial e fortalece a Mente Neutra, intuitiva e compreensiva.

O Kundalini Yoga é a tecnologia e a experiência que desperta a nossa Alma e nos prepara e capacita para vivermos fortalecidos estes conturbados momentos de transição para uma Nova Era, a Era da Consciência. Desde já devemos assumir nosso direito de nascença, de viver como um Ser Saudável, Feliz e Divino (fundação criada por Yogi Bhajan: Healthy, Happy, Holy Organization), preparando um mundo que será um lugar melhor por você ter vivido e respirado nele.

Jap Dharam Kaur (Marina Castro)

Professora de Kundalini Yoga, com certificado internacional pelo Kundalini Research Institute. EUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: