Yoga do despertar

O Kundalini Yoga é conhecido entre os yoguis como o Yoga do Despertar devido à expansão da consciência que ele proporciona mais ou menos imediatamente. 

 

Kundalini é uma força energética de carácter subtil, que existe latente dentro de cada um de nós. A nível físico fica localizada junto à base da coluna. Quando as condições do nosso ambiente interno são favoráveis, isto é, quando os nossos chackras (centros energéticos) estão alinhados, equilibrados e todos activos e existe uma boa circulação da vitalidade (prana), conjugada com uma certa intenção consciente, é possível a energia kundalini ascender até aos níveis superiores e induzir em nós consciência da nossa verdadeira essência.

Por vezes, pressões físicas ou mentais decorrentes de um esforço psicológico mal direccionado e excessivo, ou decorrente de um incidente chocante, podem levar o Kundalini a ascender num indivíduo que não tem preparação. Os sintomas de uma experiência espontânea de Kundalini, deste tipo, são passageiros mas apesar de tudo o resultado final é benéfico.

 

Todos os tipos de yoga geram uma unificação interior , que por sua vez permite a ascensão da força Kundalini.

Isto acontece através de vários meios e técnicas, que definem o ênfase das várias tradições espirituais orientais, como por exemplo:

– Bhakti Yoga utiliza práticas devocionais e de entrega do individuo

– Japa Yoga é a repetição de mantras, hinos ou afirmações

– Laya Yoga baseia-se na geração do poder através do ritmo

– Raja Yoga, o rei dos yogas, pode-se definir como uma meditação profunda e muito concentrada

– Hatha Yoga provoca uma experiência interna exaltada através do aperfeiçoamento de posturas e exercícios físicos

– Mantra Yoga inclui principalmente a repetição de sons primordiais, com marcadas consequências vibracionais.

 

O Kundalini Yoga utiliza técnicas comuns aos tipos de yoga acima mencionados mas direcionadas ao estímulo do Kundalini. O resultado portanto sobressai e é muito evidente.

 

O Kundalini Yoga tem sido praticado no subcontinente indiano desde há milhares de anos. Dados os efeitos de expansão individual e de consciência espontânea de certas verdades, o KY era tradicionalmente ensinado de mestre a discípulo, por vias mais ou menos secretas. Isto é, só aqueles discípulos que tinham demonstrado assiduidade e compromisso na jornada espiritual eram considerados merecedores de técnicas tão poderosas e seriam capazes de suportar os seus efeitos transformadores, de maneira responsável. O resultado deste tipo de selecção foi:

– que a sabedoria se manteve nas mãos de uma minoria privilegiada;

– impossibilitar as massas de terem acesso a ensinamentos avançados ou a uma previsível emancipação.

 

O Yogui Bhajan emigrou da Índia para a América do Norte em 1969 com a intenção de criar professores e não a de angariar discípulos. Hoje, graças aos seus esforços de divulgação de uma enorme variedade de exercícios de yoga e de meditação, entre todos aqueles que buscam algo de mais verdadeiro e autêntico nas suas vidas, o Kundalini Yoga segundo Yogui Bhajan tem uma reputação inigualável pelo facto de não ter sido diluído ao longo dos séculos e de não ter sido alterado ao “gosto do consumidor”.

O Kundalini Yoga, segundo Yogui Bhajan, provoca acima de tudo uma sensação de verdadeiro bem estar. Este é o resultado de uma fortificação do sistema nervoso, estímulo do sistema glandular, expansão da capacidade pulmonar, aumento da flexibilidade do corpo e da mente e consequente relaxamento físico e mental.

 

Uma aula de Kundalini Yoga tipica inclui exercícios de aquecimento, uma respiração controlada, exercícios físicos frequentemente dinâmicos, um relaxamento sistemático e profundo e invariavelmente uma técnica de meditação. As aulas incluem sempre a entoação de um ou mais mantras. O aspecto sonoro vibracional da prática não só acelera o processo de transformação interior mas protege e direciona a energia gerada durante os exercicios.

Os processos mentais e físicos que acompanham a prática dos exercícios de Kundalini Yoga são um desafio. Isto é, o confronto connosco próprios, obriga-nos a abandonar falsas identidades e a admitir a realidade como ela é, ao nível da nossa alma. O Kundalini Yoga é totalmente baseado na experiência individual, que depois é multiplicada num ambiente de grupo.

 

Existe uma vastidão de ensinamentos filosóficos e práticos, relacionados com a tomada de consciência da vida e dos nossos hábitos, que integram os ensinamentos de Kundalini Yoga, segundo o Yogui Bhajan e que vão muito para além do contexto duma aula. São estes ensinamentos que, de facto, nos permitem tornarmo-nos bem mais do que aquilo que o fado nos ditou!

 

 

 

Satya Kaur

Nasceu em Lisboa, em 1958, viveu grande parte da sua vida em Londres,onde completou o curso universitário de Geografia.

Começou a praticar Kundalini Yoga, segundo Yogi Bhajan, em 1980 e a ensiná-lo em 1981.

Yogui Bhajan foi o impulsionador do Kundalini Yoga no ocidente e foi com ele que aprendeu ensinamentos gerais de Yoga, técnicas de KundaliniYoga e meditação e que iniciou os estudos sobre a natureza do ser humano.

Ao longo do tempo aprofundou os seus conhecimentos sobre a filosofia Yoga, sobre a anatomia Yoguica e aprendeu sobre mantras.
Formou-se como parteira pela Middlesex University em 1994 e exerceu esta actividade durante 5 anos.

Trabalhou como assistente social durante 2 anos, com pessoas que apresentavam dificuldades de aprendizagem.

Em 2000, e em conjunto com o seu marido, Shiv Charan Singh, fundaram o Kriya Centre para a divulgação do Kundalini Yoga e Meditação, assim como para o desenvolvimento duma comunidade baseada num modo de vida que manifesta princípios espirituais na prática (Dharma).

É também uma das directoras do Great British Yoga Festival.

Satya Kaur foi pioneira e guia na comunidade 3HO em Inglaterra, e na Europa como Senadora do European Khalsa Council.

Uma das suas paixões são a musica e os cânticos tradicionais Sikh. Sabe tocar harmónio, tabla e sítara. Em 2002, gravou um CD com o nome “Here It Comes!”.

Está licenciada para leccionar Yoga pelo Kundalini Research Institute. Dá cursos para formadores de Yoga (nível 1 e 2) e cursos de especialização para formadores de Yoga para grávidas.

Tem experiência de muitos anos de Yoga leccionado a grávidas, de aulas de Yoga para crianças, de aulas para mulheres e de aulas mistas. Também deu aulas de Yoga para deficientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: